Alergia: o que é, tipos, causas, sintomas e tratamento

Postado dia

22 julho

Em

Saúde do corpo

Imagem Destaque

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, cerca de 30% da população brasileira sofre com algum tipo de alergia. Esse dado reflete aquilo que vemos no nosso dia a dia: todo mundo conhece alguém que é alérgico a poeira e sofre com a rinite alérgica, ou não pode comer aquela fruta específica, com o risco de ter a garganta “fechada”. As alergias são tão comuns que muitos de nós convivemos com esse problema desde a infância e nunca buscamos ajuda.  

Embora a maioria das alergias não tenha cura, o tratamento pode ajudar a melhorar muito a qualidade de vida de quem sofre com elas. Saiba tudo sobre esse problema, suas causas e como lidar com ele. 

O que é uma alergia?  

A alergia é uma resposta exagerada do corpo a determinadas substâncias que, normalmente, não apresentariam um perigo real. O nosso sistema imune interpreta erroneamente essas substâncias como invasores, e age para contê-las. Ao fazer isso, acaba lutando contra si mesmo, causando problemas que podem ser leves, como uma coceira, ou graves, como uma anafilaxia ou choque anafilático, uma resposta extrema do organismo ao ataque que está sofrendo que pode ser fatal.   

Quais são os tipos mais comuns de alergia?  

Existem alergias aos mais diversos tipos de substâncias, mas algumas são mais comuns do que outras. Basicamente, os tipos mais comuns são:  

  • Alergias alimentares, causadas quando ingerimos algum tipo determinado de alimento;
  • Alergias respiratórias, quando o corpo entra em contato a pó ou pólen, por exemplo, e reage de maneira exacerbada para frear o avanço do ‘inimigo’;
  • Alergias cutâneas, quando o simples contato com certas substâncias faz a pele reagir.  

Os tipos de substância que causam esses efeitos variam muito. Desde frutas como maçã ou pêssego até o nosso próprio suor, passando pela picada de determinados insetos.   

Quais as causas das alergias? 

Os motivos para as alergias acontecerem não são totalmente conhecidos pela medicina, mas alguns fatores influenciam na ocorrência delas. Por exemplo: crianças que nascem de parto normal e são amamentadas têm uma incidência muito menor de alergias do que aquelas que nascem de cesarianas e são alimentadas com fórmula.  

A urbanização e a poluição também são fatores que ajudam no aumento de casos alérgicos, bem como a predisposição genética: filhos de pais alérgicos têm mais chance de desenvolver alguma alergia.  

Alergias têm cura?  

A maioria das alergias não tem cura. Os raros casos de alergias que são curadas tratam-se de alergias a alimentos como trigo e soja que ocorrem na infância e são transitórias – menos de 10% dessas alergias alimentares continuam até a vida adulta.   

Quais os tratamentos para alergia? 

Como não tem cura, a solução para todas as alergias é o tratamento, que é normalmente feito com pomadas. 

Mas lembre-se: todo e qualquer medicamento só pode ser utilizado com recomendação do seu médico. Anti-histamínicos, corticoides e hipoalergênicos são os medicamentos mais comuns, de acordo com cada tipo de alergia e também com a gravidade do caso. 

O que fazer para combater as alergias?  

Em termos de prevenção, não tem jeito: tudo o que podemos fazer é evitar ao máximo contato com o que nos faz mal, sejam ambientes empoeirados ou insetos contra os quais a picada somos alérgicos. Para descobrir ao que somos alérgicos, o mais recomendado é consultar um médico alergologista, que vai, através de exames e testes, ajudar a descobrir quais são as substâncias que causam a alergia e prescrever o tratamento adequado para amenizar os sintomas.

Gostou de saber mais? Então aproveite para navegar no site da Medsul e encontrar o plano ideal para a sua família. 

Imagem Destaque
20 jul

Saúde do corpo

Minha pele está queimada de sol, e agora?

Ter a pele queimada de sol está entre os maiores problemas do verão. Saiba o que fazer para diminuir os danos e...

Imagem Destaque
01 set

Saúde

Protegido: Comparticipações – Reajuste de Preços

Este conteúdo está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo: Senha: ...

Imagem Destaque
27 mar

MedSul

Urgência e emergência: saiba qual a diferença

Situações graves nos hospitais, normalmente, são categorizadas em urgência e emergência. Mas você sabe qual...

Quer ficar por dentro de mais dicas sobre saúde?

[contact-form-7 id="219" title="Dicas sobre saúde - Blog"]

Central de Atendimento

(41)3023-4442

Canal Digital

(41)99937-0043

WhatsApp - Comercial

(41)99640-0475

MedSul Saúde © 2025. CNPJ 02.989.632/0001-55.

Todos os direitos reservados.